O que é edge computing e qual é o impacto nas empresas?

  • Compartilhar

 

*Por Edivaldo Rocha

A edge computing foi citada pela Gartner como uma das principais tendências de TI,ela visa simplificar as operações em cloud computing e permite a análise de dados em tempo real.
Ela pode ser uma solução complementar à computação em nuvem, oferecendo mais eficiência ao serviço. Quer compreender melhor esse conceito e os benefícios da edge computing para a organização? Acompanhe o artigo!

O que é edge computing e qual a diferença de cloud computing?
Edge computing é uma metodologia utilizada para otimizar ainda mais os serviços de computação em nuvem. Em vez das informações serem disponibilizadas direto para um servidor em cloud, elas primeiramente são processadas e coletadas em um local próximo de onde são criadas. Assim, as empresas podem analisar os dados em tempo real.

Essa prática permite que as conexões sejam otimizadas, gerando um tempo de resposta mais rápido para o usuário. É importante compreender que essa é uma solução complementar à cloud computing, afinal, os dados ainda serão enviados para uma rede em nuvem.

Um dos grandes benefícios da edge computing é que ela consegue dar mais estabilidade para a conexão e minimiza os problemas de latência. A edge, então,permite executar os trabalhos de forma desconectada da rede.

Onde ela pode ser usada?

Ela também é recomendada quando o processamento de informações têm alta sensibilidade à latência. Isso porque ela é capaz de reduzir esse risco ao diminuir a distância em que os dados precisam percorrer. As empresas de serviços financeiros ou indústrias fabris, por exemplo, podem ser beneficiadas com essa estrutura ao manter
os principais dados próximos à sua infraestrutura.

Outro exemplo de como a edge computing pode proporcionar benefícios é nas  plataformas de petróleo. Elas ficam localizadas no oceano e usam múltiplos sensores para gerar dados. Muitos deles, inclusive, são utilizados para confirmar o funcionamento dos sistemas.  Sendo assim, os dados não precisam ser enviados para uma estrutura de rede a longas distâncias no momento em que são produzidos. A edge faz a compilação desses dados e os envia para uma central. Já a cloud computing fica responsável por armazenar as informações que serão utilizadas em longo prazo.

Como a edge computing é capaz de transformar seu negócio?

A edge computing pode proporcionar ainda mais performance aliada a cloud computing, porque, como  exemplificado, os dados não precisam ser deslocados para uma grande distância em rede. Assim, permitindo uma resposta mais rápida e não dependencia dos links de comunicação. Confira as transformações da solução na sua
empresa:

● Flexibilidade: Manter os workloads onde atendem as exigencias do negócio;
● Gestão unificada, single-panel of glass.
● Redução entre o tempo de solicitação e entrega, afinal, os dados estão mais próximos de sua infraestrutura;
● Escalabilidade e agilidade no processamento de dados, é possível aumentar a capacidade através do transborda para a cloud computing.

Qual é a relação com a IoT?

A edge computing também pode ser utilizada com IoT (Internet das Coisas), pois os sensores e gateways coletam dados de maneira massiva e os enviam para o processamento em cloud. A edge pode processar o que for necessário localmente, dando velocidade nas respostas e transferir apenas os dados para a cloud computing.

Além disso, é muito comum que os dispositivos de IoT tenham uma qualidade baixa de conexão com a internet, o que faz com que eles não estejam aptos para permanecerem constantemente conectados à estrutura central de cloud.

O processamento de imagens e análise da qualidade da operação, por exemplo, poderia ficar próximo à linha de produção ao utilizar a edge computing. Isso economiza recursos e tempo da equipe em comparação ao envio do material para a cloud.

É fundamental compreender que a tecnologia está sempre mudando e a melhor maneira de fazer parte desse novo contexto é contar com o parceiro certo. Um fornecedor que se mantém atualizado sobre as novas ferramentas poderá proporcionar experiências diferenciadas aos clientes.

A CorpFlex tem mais de 25 anos de experiência no mercado e conta com um portfólio completo de serviços ligados à nuvem.

Se você quer investir nessa área e promover a inovação na sua empresa, é só entrar em contato com um de nossos especialistas. Clique Aqui!

Eles poderão ajudá-lo a encontrar a solução ideal para o perfil do seu negócio!

*Edivaldo Rocha é CEO da CorpFlex

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa