PMO tem papel fundamental no gerenciamento de demanda de TI

Em um cenário altamente competitivo, as diferentes áreas de negócio de uma organização se vêem diante do desafio de encarar mudanças com frequência para se fortalecerem e crescerem. Com a Tecnologia da Informação (TI) não é diferente. Afinal, este setor precisa amadurecer os seus processos para acompanhar o progresso dos demais e ofertar o suporte necessário. Por isso, o gerenciamento de demandas é estratégico.

Cabe aos profissionais que fazem parte do Project Management Office (PMO) em parceria com os stakeholders e com o apoio de outros líderes, a tarefa de planejar, empreender  e gerenciar as mudanças de forma mais assertiva. Para começar, é preciso, portanto, levar em conta as necessidades da organização que, na maioria das vezes, dão origem às requisições de mudança.

Ao longo do projeto, muitas solicitações de mudança podem ser apresentadas. Daí, a importância de ter uma equipe especialista no PMO. Os profissionais deste time tem expertise para mensurar os impactos de cada alteração no projeto e/ou no produto final a ser entregue por ele. Normalmente, as mudanças geram impactos em um conjunto de diferentes aspectos, que inclui custos, prazos, qualidade, riscos do projeto e satisfação do cliente.

Somente com um gerenciamento de demandas bem planejado, estruturado e seguido à risca por todas as áreas de negócios é possível obter os benefícios e fortalecer não só a área de TI, mas, principalmente, a organização como um todo. Dentre as principais vantagens da correta gestão de demandas, vale destacar:

  • A avaliação de todas as demandas propostas e solicitadas quanto aos benefícios e riscos, considerando todos os impactos;
  • A priorização das demandas: recebem recurso aquelas que trazem mais benefícios para o negócio;

 

O amadurecimento do processo de gerenciamento de demanda permite que os profissionais de TI sejam mais estratégicos e assertivos em sua atuação. Desta forma, o time ganha respaldo para responder com maior diligência às necessidades do negócio, impulsionado sua adaptação para se diferenciar e manter-se sempre competitivo.



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