PMO tem papel fundamental no gerenciamento de demanda de TI

  • Compartilhar

Em um cenário altamente competitivo, as diferentes áreas de negócio de uma organização se vêem diante do desafio de encarar mudanças com frequência para se fortalecerem e crescerem. Com a Tecnologia da Informação (TI) não é diferente. Afinal, este setor precisa amadurecer os seus processos para acompanhar o progresso dos demais e ofertar o suporte necessário. Por isso, o gerenciamento de demandas é estratégico.

Cabe aos profissionais que fazem parte do Project Management Office (PMO) em parceria com os stakeholders e com o apoio de outros líderes, a tarefa de planejar, empreender  e gerenciar as mudanças de forma mais assertiva. Para começar, é preciso, portanto, levar em conta as necessidades da organização que, na maioria das vezes, dão origem às requisições de mudança.

Ao longo do projeto, muitas solicitações de mudança podem ser apresentadas. Daí, a importância de ter uma equipe especialista no PMO. Os profissionais deste time tem expertise para mensurar os impactos de cada alteração no projeto e/ou no produto final a ser entregue por ele. Normalmente, as mudanças geram impactos em um conjunto de diferentes aspectos, que inclui custos, prazos, qualidade, riscos do projeto e satisfação do cliente.

Somente com um gerenciamento de demandas bem planejado, estruturado e seguido à risca por todas as áreas de negócios é possível obter os benefícios e fortalecer não só a área de TI, mas, principalmente, a organização como um todo. Dentre as principais vantagens da correta gestão de demandas, vale destacar:

  • A avaliação de todas as demandas propostas e solicitadas quanto aos benefícios e riscos, considerando todos os impactos;
  • A priorização das demandas: recebem recurso aquelas que trazem mais benefícios para o negócio;

 

O amadurecimento do processo de gerenciamento de demanda permite que os profissionais de TI sejam mais estratégicos e assertivos em sua atuação. Desta forma, o time ganha respaldo para responder com maior diligência às necessidades do negócio, impulsionado sua adaptação para se diferenciar e manter-se sempre competitivo.



Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa