Quais são as melhores ferramentas para gerenciar riscos na empresa?

  • Compartilhar

 

Por Marcos Andrade*

Segundo o Gartner, até 2018 25% do tráfego corporativo de dados será realizado por dispositivos móveis e as informações serão enviadas para a nuvem. Até 2020 é muito provável que 60% das empresas tenham falhas nos serviços em função da falta de capacidade técnica de gerenciamento de riscos pela equipe de TI.

Sendo assim, surge a dúvida para muitos CIOs: como gerir dispositivos móveis nas empresas e garantir a segurança dos dados? Quais as melhores ferramentas para gerenciar riscos? É sobre esse assunto que trataremos no artigo! Confira!

Como gerir os dispositivos móveis nas empresas?

 Atualmente, já é muito comum o uso de dispositivos móveis na execução de tarefas das empresas. Porém, isso pode trazer riscos ao banco de dados da companhia, o que exige uma melhor gestão dos aparelhos.

Nesse sentido, é essencial que a companhia adote sistemas de segurança para fazer o Mobile Device Management, ou seja, a gestão de aplicações e dispositivos móveis MDM. Essa prática permite administrar os equipamentos e garante que os equipamentos funcionem adequadamente. Além disso, ela evita a perda de informações relevantes para a companhia.

Mas, afinal, como gerir dispositivos móveis nas empresas? O gestor precisa implantar algumas práticas que contribuam para o gerenciamento de riscos:

  • Relacionar os equipamentos que não pertencem à empresa, mas são utilizados pelos colaboradores;
  • Restringir o acesso a determinados conteúdos;
  • Limitar a realização de chamadas ou envio de mensagens;
  • Fazer a instalação de aplicativos de segurança nos aparelhos;
  • Realizar o monitoramento dos equipamentos a fim de evitar ataques cibernéticos;
  • Limpar os dados nos dispositivos móveis.

Sendo assim, a gestão de aplicações e dispositivos móveis (MDM) garante a proteção dos dados da empresa, mesmo em situações em que os aparelhos são roubados. Isso porque o conteúdo pode ser extraído do equipamento remotamente para evitar o acesso às informações por pessoas estranhas. Depois, se ele for recuperado, os dados poderão ser inseridos novamente.

Ao fazer a gestão de aplicações e dispositivos móveis (MDM) a companhia também consegue limitar o nível de acesso dos usuários aos aparelhos. Portante, o gerente de uma conta poderá visualizar mais informações do que o seu subordinado, por exemplo.

Qual a importância de fazer o gerenciamento de riscos na empresa?

Fazer a gestão das informações é uma maneira de reforçar a segurança do banco de dados da companhia. Imagine o seguinte: um hacker invade os servidores da corporação, percebe os tipos de informações que você possui e oferece esses dados a um concorrente em troca de dinheiro. Qual o prejuízo que isso traria para sua empresa?

Nesse sentido, pode-se dizer que as informações da companhia são bens valiosos e precisam ser protegidos. Portanto, é necessário evitar os principais riscos para os dados das empresas:

  • Desastres naturais (como enchentes e incêndios);
  • Erros de funcionários ou quebra de equipamentos;
  • Invasões criminosas aos bancos de dados, como os ataques ocorridos no início do ano às empresas e entidades públicas do mundo inteiro.

Para tanto, é essencial que o gestor conte com uma equipe especializada para fazer o gerenciamento de riscos na empresa. Isso garantirá a saúde financeira do negócio e a continuidade das atividades.

Mas, afinal, quais os benefícios de fazer o gerenciamento de riscos na empresa? Ele assegura fatores essenciais para a continuidade do negócio:

  1. Garante a confidencialidade dos dados;
  2. Limita o acesso às informações pelos funcionários;
  3. Mantém a integridade e credibilidade da corporação;
  4. Assegura a disponibilidade de acesso aos dados mediante identificação do usuário;
  5. Assegura que a origem da informação seja conhecida, o que assegura a identificação de erros e acertos por parte dos colaboradores.

Quais são as ferramentas para gerenciar riscos?

Algumas soluções tecnológicas contribuem no gerenciamento de riscos da companhia. Veja:

Ferramentas de cloud computing

As soluções de Cloud Computing garantem mais segurança para as operações da empresa, pois elas possuem um sistema robusto e controle sobre os servidores e sistemas. Dessa maneira, a companhia tem alta disponibilidade dos servidores, consegue fazer a manutenção proativa e ter backup das informações.

Somado a isso, os profissionais terão flexibilidade para acessar as informações uma vez que o acesso é feito pela internet. Como consequência, o negócio terá mais produtividade e competitividade, o que se transformará em retorno financeiro para a empresa.

Ter suporte de TI especializado

 Contratar uma equipe técnica de TI para oferecer assistência para a companhia pode gerar muitos custos, uma vez que é necessário pagar salários, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, INSS, treinamento e reciclagem, entre outros. Além disso, é muito difícil encontrar profissionais altamente qualificados para dar toda a ajuda necessária ao gerenciamento de riscos.

Dessa maneira, muitas vezes torna-se mais prático, seguro e eficaz contratar uma equipe terceirizada para fazer o suporte de TI. Afinal, os profissionais são especializados no segmento de atuação e estão sempre atualizados sobre as últimas soluções do mercado. Ademais, essa opção ainda permite reduzir significativamente os custos em TI da companhia.

Suporte de antivírus 

A cada dia novos tipos de vírus são criados para roubar as informações das empresas. Por isso, utilizar um antivírus é essencial para criar uma barreira de proteção a mais para esses dados. Em alguns casos, a corporação ainda pode contar com suporte 24 horas para realizar a análise da infraestrutura e tomar uma ação emergencial em casos extremos.

Monitoramento e gestão de redes e infraestrutura de TI

Esse tipo de ferramenta permite identificar, mapear e gerenciar a infraestrutura da tecnologia da informação. Sendo assim, ela é uma excelente aliada para gerir os dispositivos móveis nas empresas.

Ela ainda permite controlar servidores, configurações do tráfego de rede e prevenir interferências no ambiente empresarial. Com isso, a companhia ganha em produtividade pois haverá menos interrupções na rotina de trabalho, já que os incidentes são identificados e controlados rapidamente.

Enfim, utilizar ferramentas para gerenciar riscos e gerir dispositivos móveis nas empresas é fundamental para garantir a segurança do banco de dados da companhia. Para tanto, muitas vezes é mais prático e eficaz contar com o auxílio de um parceiro especializado nesse serviço, pois ele terá uma equipe pronta para atender a corporação a qualquer momento.

 

* Marcos Andrade CMO da CorpFlex

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa