Quais são as melhores ferramentas para gerenciar riscos na empresa?

corpflex
Por Marcos Andrade*
Segundo o Gartner, até 2018 25% do tráfego corporativo de dados será realizado por dispositivos móveis e as informações serão enviadas para a nuvem. Até 2020 é muito provável que 60% das empresas tenham falhas nos serviços em função da falta de capacidade técnica de gerenciamento de riscos pela equipe de TI.
Sendo assim, surge a dúvida para muitos CIOs: como gerir dispositivos móveis nas empresas e garantir a segurança dos dados? Quais as melhores ferramentas para gerenciar riscos? É sobre esse assunto que trataremos no artigo! Confira!
Como gerir os dispositivos móveis nas empresas?
Atualmente, já é muito comum o uso de dispositivos móveis na execução de tarefas das empresas. Porém, isso pode trazer riscos ao banco de dados da companhia, o que exige uma melhor gestão dos aparelhos.
Nesse sentido, é essencial que a companhia adote sistemas de segurança para fazer o Mobile Device Management, ou seja, a gestão de aplicações e dispositivos móveis MDM. Essa prática permite administrar os equipamentos e garante que os equipamentos funcionem adequadamente. Além disso, ela evita a perda de informações relevantes para a companhia.
Mas, afinal, como gerir dispositivos móveis nas empresas? O gestor precisa implantar algumas práticas que contribuam para o gerenciamento de riscos:
- Relacionar os equipamentos que não pertencem à empresa, mas são utilizados pelos colaboradores;
- Restringir o acesso a determinados conteúdos;
- Limitar a realização de chamadas ou envio de mensagens;
- Fazer a instalação de aplicativos de segurança nos aparelhos;
- Realizar o monitoramento dos equipamentos a fim de evitar ataques cibernéticos;
- Limpar os dados nos dispositivos móveis.
Sendo assim, a gestão de aplicações e dispositivos móveis (MDM) garante a proteção dos dados da empresa, mesmo em situações em que os aparelhos são roubados. Isso porque o conteúdo pode ser extraído do equipamento remotamente para evitar o acesso às informações por pessoas estranhas. Depois, se ele for recuperado, os dados poderão ser inseridos novamente.
Ao fazer a gestão de aplicações e dispositivos móveis (MDM) a companhia também consegue limitar o nível de acesso dos usuários aos aparelhos. Portante, o gerente de uma conta poderá visualizar mais informações do que o seu subordinado, por exemplo.
Qual a importância de fazer o gerenciamento de riscos na empresa?
Fazer a gestão das informações é uma maneira de reforçar a segurança do banco de dados da companhia. Imagine o seguinte: um hacker invade os servidores da corporação, percebe os tipos de informações que você possui e oferece esses dados a um concorrente em troca de dinheiro. Qual o prejuízo que isso traria para sua empresa?
Nesse sentido, pode-se dizer que as informações da companhia são bens valiosos e precisam ser protegidos. Portanto, é necessário evitar os principais riscos para os dados das empresas:
- Desastres naturais (como enchentes e incêndios);
- Erros de funcionários ou quebra de equipamentos;
- Invasões criminosas aos bancos de dados, como os ataques ocorridos no início do ano às empresas e entidades públicas do mundo inteiro.
Para tanto, é essencial que o gestor conte com uma equipe especializada para fazer o gerenciamento de riscos na empresa. Isso garantirá a saúde financeira do negócio e a continuidade das atividades.
Mas, afinal, quais os benefícios de fazer o gerenciamento de riscos na empresa? Ele assegura fatores essenciais para a continuidade do negócio:
- Garante a confidencialidade dos dados;
- Limita o acesso às informações pelos funcionários;
- Mantém a integridade e credibilidade da corporação;
- Assegura a disponibilidade de acesso aos dados mediante identificação do usuário;
- Assegura que a origem da informação seja conhecida, o que assegura a identificação de erros e acertos por parte dos colaboradores.
Quais são as ferramentas para gerenciar riscos?
Algumas soluções tecnológicas contribuem no gerenciamento de riscos da companhia. Veja:
Ferramentas de cloud computing
As soluções de Cloud Computing garantem mais segurança para as operações da empresa, pois elas possuem um sistema robusto e controle sobre os servidores e sistemas. Dessa maneira, a companhia tem alta disponibilidade dos servidores, consegue fazer a manutenção proativa e ter backup das informações.
Somado a isso, os profissionais terão flexibilidade para acessar as informações uma vez que o acesso é feito pela internet. Como consequência, o negócio terá mais produtividade e competitividade, o que se transformará em retorno financeiro para a empresa.
Ter suporte de TI especializado
Contratar uma equipe técnica de TI para oferecer assistência para a companhia pode gerar muitos custos, uma vez que é necessário pagar salários, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, INSS, treinamento e reciclagem, entre outros. Além disso, é muito difícil encontrar profissionais altamente qualificados para dar toda a ajuda necessária ao gerenciamento de riscos.
Dessa maneira, muitas vezes torna-se mais prático, seguro e eficaz contratar uma equipe terceirizada para fazer o suporte de TI. Afinal, os profissionais são especializados no segmento de atuação e estão sempre atualizados sobre as últimas soluções do mercado. Ademais, essa opção ainda permite reduzir significativamente os custos em TI da companhia.
Suporte de antivírus
A cada dia novos tipos de vírus são criados para roubar as informações das empresas. Por isso, utilizar um antivírus é essencial para criar uma barreira de proteção a mais para esses dados. Em alguns casos, a corporação ainda pode contar com suporte 24 horas para realizar a análise da infraestrutura e tomar uma ação emergencial em casos extremos.
Monitoramento e gestão de redes e infraestrutura de TI
Esse tipo de ferramenta permite identificar, mapear e gerenciar a infraestrutura da tecnologia da informação. Sendo assim, ela é uma excelente aliada para gerir os dispositivos móveis nas empresas.
Ela ainda permite controlar servidores, configurações do tráfego de rede e prevenir interferências no ambiente empresarial. Com isso, a companhia ganha em produtividade pois haverá menos interrupções na rotina de trabalho, já que os incidentes são identificados e controlados rapidamente.
Enfim, utilizar ferramentas para gerenciar riscos e gerir dispositivos móveis nas empresas é fundamental para garantir a segurança do banco de dados da companhia. Para tanto, muitas vezes é mais prático e eficaz contar com o auxílio de um parceiro especializado nesse serviço, pois ele terá uma equipe pronta para atender a corporação a qualquer momento.
* Marcos Andrade CMO da CorpFlex
Como sua empresa pode reduzir os custos com Operação de TI
Baixe agora o E-book e tenha acesso a dicas imperdíveis de soluções tecnológicas que trarão economia surpreendente em infra de TI para sua empresa
Baixar eBook