Quais são os benefícios da gestão de mudanças nas empresas?

  • Compartilhar

 

*Por Marcos Andrade

Assim como a lagosta, o ser humano precisa mudar. A cada ano ela cresce e necessita trocar sua carapaça para continuar viva. O mesmo precisa ocorrer com as empresas e seus gestores. A gestão da mudança e inovação é essencial para que uma companhia cresça, se fortaleça e obtenha melhores resultados.

E as novas tecnologias entram nesse processo de inovação e mudanças. Na palestra realizada na abertura do IT Fórum 2017, Mário Sérgio Cortella e Clóvis de Barros Filho trataram sobre o tema “A vida em três atos: mudança, medo e atitude”. Diante disso, como o gestor lida com as transformações do mercado? A empresa adota novas tecnologias ou resiste às mudanças? Entenda por que evoluir é preciso!

Gestão de inovação e mudanças: entenda seus benefícios

Promover a inovação e mudanças na corporação é essencial para garantir a sobrevivência do negócio. Por isso, é fundamental que o gestor esteja sempre atento às novas tecnologias disponíveis, às mudanças econômicas e sociais e todas as situações que podem provocar mudanças na forma de consumo ou de valorização de um produto ou serviço.

O profissional responsável pela gestão da mudança e inovação precisa saber criar e implementar processos inovadores para o negócio. Essa estratégia pode envolver desde a criação de um novo produto até alterações na forma de comunicação entre os funcionários e os clientes, ações de marketing ou vendas.

A inovação também pode surgir na mudança cultural da empresa, por meio da adoção de novas tecnologias, alteração na maneira de pensar ou agir. Mas, afinal, quais são os benefícios da gestão de mudanças nas empresas? Confira:

Visão estratégica

Ao utilizar tecnologias para promover a inovação e mudanças na organização é possível analisar melhor a situação financeira da empresa, projetar alterações com base em informações confiáveis e desenvolver uma visão estratégica para o negócio.

Além disso, algumas tecnologias também contribuem para armazenar os dados com maior segurança, o que evita o sequestro de informações e prejuízos financeiros. Em longo prazo, isso trará benefícios para a companhia e permitirá que ela alcance melhores posições no mercado.

Expansão do negócio

A gestão de mudança e inovação também permite que o gestor da empresa visualize oportunidades de negócio. Dessa maneira, ele encontra uma nova possibilidade de investimento, o que permite a expansão das atividades da companhia.

E as tecnologias contribuem muito nesse processo, pois dão mais agilidade para o compartilhamento de informações entre várias unidades da empresa sem perder a segurança.

Maior competitividade

Um dos grandes benefícios da gestão de mudanças nas empresas é o aumento da competitividade. Afinal, se a companhia não acompanhar a evolução do mercado ela ficará para trás, pois algum concorrente estará promovendo mudanças.

Sendo assim, é necessário oferecer novos produtos ou serviços de qualidade aos clientes. Quanto mais eficiente for o processo, com um preço justo, maiores serão as chances de incrementar a competitividade e sair na frente.

Aumento da lucratividade e eficiência

A consequência da inovação e oferta de novos produtos ou serviços de qualidade é o aumento da lucratividade e eficiência do negócio. Ao traçar novos processos e aperfeiçoar as estratégias da empresa é possível agregar valor à companhia, melhorar a reputação no mercado e apresentar um diferencial estratégico.

Tecnologias: um auxílio na gestão da mudança e inovação

As tecnologias são as grandes aliadas na gestão da mudança e inovação nas empresas. O uso de dispositivos mobile, por exemplo, dá mais mobilidade para a gestão de equipes e a comunicação entre pessoas que estão dentro e fora da companhia.

A internet das coisas (IoT) trouxe um avanço para vários segmentos empresariais. Ela está presente tanto nos sistemas eletrônicos de ponto como na biometria para segurança. Há ainda ferramentas para controlar a produtividade da equipe e monitorar o uso dos equipamentos eletrônicos nas companhias. Tudo isso faz parte dos benefícios da gestão de mudanças nas empresas.

Outra solução que oferece muitos benefícios para as corporações é o Cloud Computing. Esse tipo de tecnologia permite a redução do uso de papel, a integração das informações com softwares e a diminuição do uso de grandes estruturas de data centers.

Como consequência, a computação em nuvem promove economia ao diminuir a necessidade de adquirir hardwares, investir em infraestrutura e espaço físico, gastar energia elétrica e fazer o pagamento de horas extras e de capacitação dos profissionais de TI.

Esse tipo de solução também oferece mais mobilidade e flexibilidade para os funcionários e a empresa, uma vez que as informações podem ser acessadas durante uma reunião ou viagem à negócios, por exemplo. Além disso, ela também possibilita a realização de testes sem afetar a infraestrutura da corporação ou provocar a interferência entre os ambientes.

Entenda: ou a empresa muda, ou ela acaba

Durante a palestra no IT Fórum, Mário Cortella comentou “mudar dá agonia”. Sim, mas ela faz parte do crescimento e amadurecimento de um profissional ou empresa. Por isso, é necessário coragem e clareza para promover inovação e mudanças necessárias em uma corporação.

Afinal, Darwin já falava sobre o assunto em sua teoria – relembrada durante a palestra – de que “evoluir é mudar”. A sobrevivência, hoje, não está relacionada ao mais forte, mas ao mais apto à mudança.

Portanto, esse é o momento de encarar os desafios e promover a gestão da mudança e inovação dentro das companhias. Para que esse processo de transformação ocorra de um jeito mais fácil, você pode contar com a ajuda de um parceiro que tenha uma equipe especializada e focada nesse objetivo.

Então, por que não começar a fazer isso ainda hoje? É preciso lembrar sempre: quem não acompanhar as alterações ficará para trás! Por isso, que tal aproveitar para conhecer alguns projetos que podem alavancar a carreira do gerente de TI ou CIO?

*Marcos Andrade  CMO da CorpFlex

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa