Quem são os reais provedores de serviços de Cloud Computing?

  • Compartilhar

Fonte: Convergência Digital – Fevereiro de 2013

Um estudo, realizado pela Frost &Sullivan, analisou a intenção das empresas de adotar computação na nuvem nos próximos dois anos no Brasil e no México, em especial, com relação à Infraestrutura como serviço (IaaS), Paas(Plataforma como serviço) ou SaaS(software como serviço).

Por parte das empresas brasileiras, 53% das entrevistas afirmaram ter um bom conhecimento, enquanto 15% declararam ter um ótimo conhecimento. Por parte das empresas mexicanas, 46,2% afirmam ter tem bom conhecimento enquanto 23% declaram ter um ótimo conhecimento sobre cloud computing.

Apesar da boa receptividade, a consultoria constatou que há questões para serem melhor explicadas para o mercado, principalmente em relação a segurança desse novo modelo de negócio, que ainda é considerada a principal barreira para sua adoção. Segundo Bruno Tasco, analista da Frost & Sullivan, existe, inclusive, uma confusão sobre provedores realmente capazes de oferecer soluções de computação em nuvem.

“Quando perguntamos às empresas a respeito de quem seriam os principais provedores de soluções de nuvem, concluimos que algumas empresas tinham sido citadas pelo simples fato de possuirem um Data Center, ou seja, ainda existem empresas que acreditam que basta um provedor possuir um Data Center para oferecer computação em nuvem”, adverte.

O levantamento da consultoria constata que as empresas querem usar cada vez mais soluções na nuvem, mas o foco principal é o ambiente de cloud privada. “Ainda temos um longo caminho a percorer para educar o mercado e reduzir as barreiras culturais principalmente relacionadas a segurança. Dessa maneira, as empresas tem optado por investir em nuvens privadas por receio de ter sua infraestrutura compartilhada com outras empresas”, completou Tasco.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa