Quer ter seu ambiente tecnológico em cloud computing administrado pelos melhores profissionais?

  • Compartilhar

 

Com a adoção da computação na nuvem, você tem a sua disposição um cardápio bem diversificado e infinito de serviços de TI, que garantem a qualidade do serviço, e segurança, por um custo atrativo. A partir do momento que você adota a estratégia da cloud computing, você e sua empresa querem usufruir ao máximo das vantagens que a evolução tecnológica traz, não é mesmo? Para isso, o ambiente precisa ser gerenciado por ótimos profissionais e controlado por processos bem definidos, seguindo boas práticas de governança e gestão de ambientes de TI. Como garantir que o seu ambiente tecnológico em cloud computing seja gerenciado pelos melhores especialistas e práticas de mercado?

Neste cenário, o ITIL (Information Techonology Infrastructure Library) é apresentado como exemplo em eficiência nos processos, pois sua adoção é estratégica e atende requisitos de mercado, considerados como melhor prática no segmento tecnológico de serviços. Por meio das orientações do ITIL, é possível empregar a eficiência em processos e proporcionar a otimização dos recursos, assim como a utilização da gestão de infra estrutura de forma assertiva.

Os benefícios da utilização das práticas da ITIL são significativos, entres os quais se destacam maior satisfação dos envolvidos, tempo menor de parada dos serviços de TI e um ganho altíssimo de qualidade nos processos de TI da organização.

Um bom provedor de cloud computing oferece serviços gerenciados por profissionais altamente especializados e certificados nas práticas ITIL, principalmente no que diz respeito à padrões de Suporte a Serviços e Entrega de Serviços. Este diferencial garante que a gestão dos serviços seja feita de acordo com as definições estratégicas dos negócios da empresa.

Este conjunto de boas práticas de gestão em TI  também direciona objetivos e níveis de serviços oferecidos pelo provedor de cloud computing. É de suma importância definir processos e controles robustos para garantir a disponibilidade e integridade do serviço e ter o mínimo de interrupção. O ITIL nos dá exemplos claros de controle de processos, pois já recomenda métricas para o acompanhamento das ações operacionais no ambiente e dessa forma segue também aderente à políticas que rangem a segurança da informação.

Além disso, é fundamental desenvolver o processo de melhoria contínua, tanto no provedor de computação na nuvem como na empresa contratante do serviço. O monitoramento do ambiente, análise de dados e indicadores de performance e nível de serviços e pesquisas de satisfação com os envolvidos são importantes para medir a eficiência do serviço.

Lembre-se que a cloud computing vai muito além de uma inovação tecnológica: ela é parte da estratégia de negócios que vai levar sua empresa a atingir os objetivos traçados. Por isso, seguir as práticas de Governança de TI e adotar as melhores práticas do ITIL é um fator essencial e decisivo na hora de definir seu provedor de computação na nuvem. Contar com um time de profissionais especializados e atentos à aplicação das boas práticas ITIL garante que seu ambiente tecnológico está em excelentes mãos!

Se Interessou? Fale com a gente! Clique aqui!

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa