Somos Educação adota ambiente de private cloud computing

  • Compartilhar

Fonte: IPNews

Para obter um ambiente virtual de TI mais escalável e de alta disponibilidade, a Somos Educação – especializada em materiais de ensino – contratou soluções de private cloud e serviços de segurança da CorpFlex. Implementado em maio, a empresa já utiliza uma plataforma que permite a expansão da capacidade de processamento e armazenamento.

Silvio Ribeiro, gerente de TI da Somos Educação, explica que a companhia contava com um data center que não atendia às necessidades atuais, com certo “engessamento” para mudanças na plataforma e falta de entendimento entre as equipes de tecnologia interna e terceirizada. Além disso, o tempo de resposta do atendimento estava aquém do esperado.

“Agora, temos um ambiente mais robusto e escalável”, afirma Ribeiro. O projeto durou aproximadamente cinco meses. Foi feita a migração de toda a solução de web data center, que conta com 13 portais de conteúdo e cinco sistemas transacionais, responsáveis pelas ferramentas do negócios, como vendas, por exemplo.

Com a solução private cloud computing, a Somos Educação passou a contar com um grupo de servidores virtuais exclusivo, além do controle sobre eles e escolha de sistemas operacionais e recursos disponibilizados. Segundo Ribeiro, a agilidade de atendimento e a maturidade na gestão do data center foram fatores fundamentais na contratação da CorpFlex. “Eles têm toda a infraestrutura para atender a uma grande empresa como nós e trazem um know how comprovado na prestação desse tipo de serviço em nuvem, com mão de obra qualificada e experiente”, diz Ribeiro.

Outro serviço da CorpFlex implementado na Somos Educação foi uma solução de acesso e segurança da informação. Por meio de um firewall instalado na matriz a gestão do tráfego de dados e a tomada de decisões adequadas sobre as políticas de segurança são facilitadas.

A CorpFlex anunciou recentemente investimentos de R$ 1,7 milhão em hardware e storage a fim de ampliar a capacidade de data center e a oferta de serviços de cloud privada. Ao todo, foram investidos nos últimos 12 meses R$ 6,5 milhões no aumento da capacidade e na infraestrutura do data center da empresa.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa