TI está comprometida com cloud computing, mostra pesquisa
Fonte: Computerworld Junho 2013
Os orçamentos para cloud computing estão em rampa ascendente, na medida em que TI está confrontando e vencendo os desafios ligados a segurança e retorno sobre o investimento (ROI), aponta a edição 2013 da pesquisa exclusiva Cloud Computing Survey, realizada pela IDG Enterprise.Comparada com a pesquisa de 2012, uma percentagem relativamente maior dos entrevistados – 29%, contra 27% do ano anterior – declarou que vai mover a maior parte de suas estruturas de TI para a nuvem em cinco anos. A maioria das empresas – 59% – independente do tamanho, está ainda identificando operações de TI candidatas a serem hospedadas na nuvem.
O percentual de entrevistados que disseram que vão limitar sua atividade de cloud a nuvens privadas (private cloud) (18%) ou a apenas uso de software as a service (7%) esta diminuindo comparado com o ano anterior. Grandes empresas, com mais de 1 mil funcionários, são ainda mais conservadoras quando o assunto é cloud pública do que as empresas de médio porte, com menos de 1 mil funcionários.
O levantamento foi feito com 1.358 leitores qualificados das publicações CIO, Computerworld, CSO, InfoWorld,
ITworld e Network World e seus resultados delineiam as práticas e as opiniões de compradores de tecnologia cujas empresas tem, ou planejam ter, pelo menos uma aplicação ou parte de sua infraestrutura na nuvem.
A principal preocupação, como era de se esperar, é ainda com a segurança da informação corporativa. O caminho para a adoção de cloud computing continua complexo e varia de acordo com o tamanho da empresa, aplicações e área econômica. Uma boa pista para as empresas de TI que querem disputar espaço junto a esse cliente é a comprovação do retorno sobre o investimento.
A maioria dos executivos de TI declarou que seu grande desafio ao propor a adoção da tecnologia é demonstrar claramente a redução dos custos com TI – argumento que ainda é considerado chave na briga pelos orçamentos.
Os resultados da pesquisa também sugerem que muitas empresa vão continuar a combinar ambientes de computação mistos num futuro próximo, embora aponte que, dos entrevistados, aqueles que lidam diretamente com TI e segurança sejam os que estão mais positivos sobre o uso extensivo de cloud.
Comentários
Posts Relacionados
Como a TI pode se destacar e trazer resultados para os negócios
Fonte: Computerworld Maio de 2013 Departamento tem que mostrar que se apoia em tecnologias inovadoras que fazem a diferença e contribuem p... Leia Mais.
Companhias da AL vão gastar US$ 298 milhões com TI em 2012 – Cloud Computing e Virtualização de Desktop estão entre os investimentos
Fonte: Computerworld Previsão faz parte de estudo do Gartner, que estima que as despesas com tecnologia na região crescerão 4,5% até 201... Leia Mais.
Banco de Dados: Qual é a importância do administrador de banco de dados (DBA)?
As empresas têm cada vez mais gastos com softwares que podem não gerar dados concisos. Os usuários reclamam que os sistemas não f... Leia Mais.
Data center: Falta de chuva aciona plano de contingência
Fonte Convergência Digital Dezembro 2012 Se dentro de 40 dias não chover na região de Minas Gerais, o diretor da área de GTD da Abinee,... Leia Mais.