Toda empresa precisa de uma área de TI estratégica

  • Compartilhar

Por Edivaldo Rocha

A melhor área para liderar uma mudança de cultura e desenvolver uma cultura inovadora, sem dúvidas é a área de TI, catalisando todas as necessidades do negócio, com um conhecimento amplo sobre os processos corporativos e com um mindset inovador, trabalhar com foco no negócio, e iniciar uma jornada de transformação e mudança, é essencial mostrar o valor da inovação proposta e todos os seus desafios e benefícios.

Para que esta estratégia funcione e traga resultados, o conhecimento é a base para qualquer iniciativa de inovação. Por isso, aquele ditado “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos” faz todo sentido quando se fala em inovar no mundo corporativo. Nunca foi tão essencial ter uma equipe focada em consolidar e avaliar as ideias que circulam na empresa, tornando esse processo oficial e criando meios para o tornar real, é um passo importante. Tão importante quanto isso é contar com pessoas de diferentes departamentos que tenham experiências, comportamentos e vivências distintas para fazer uma melhor gestão de ideias inovadoras e dar prosseguimento à esta jornada. As discussões serão mais ricas e evita-se desperdiçar uma boa ideia por conta de um pensamento padrão, ouvindo estas opiniões aplicadas a área que deve conduzir este processo de inovação a empresa passa a focar em ter uma T.I Estratégica.

A TI estratégica deve direcionar a inovação dentro da empresa, respeitando os aspectos da governança de TI. Para que ela aconteça de forma fluída, o gestor e sua equipe precisam manter uma postura inovadora e difundir esse mindset pela empresa, principalmente entre os líderes.

Ricardo Fasti, diretor de desenvolvimento de negócios da Business School São Paulo, afirma que: “sem uma liderança unida e convicta de que inovação é um elemento da cultura, não há como se exigir que o restante da organização passe a agir de forma inovadora. Os principais líderes são responsáveis pela criação e pelo cultivo de cultura inovadora, pois pelo exemplo é que se constrói a cultura”

Toda empresa precisa iniciar esta jornada, estar preparado para resistências e romper barreiras de cultura é necessário, ter um planejamento sólido, envolver outras áreas, apresentar um plano claro para outros gestores que acreditem nesta transformação e estejam engajados nesta jornada, sabendo que será necessário quebrar paradigmas, sair da zona de conforto e buscar melhorias constantes, a inovação é constante.

A CorpFlex tem ajudado diversas empresas neste processo de inovação e transformação, não somente através de sua oferta de Cloud Computing e serviços gerenciados, mas sim com sua experiência de mais de 26 anos neste mercado,  ao longo deste tempo aprendeu quais as dores desta mudança de cultura que se faz  necessária para todas as empresas, a CorpFlex entendeu como auxiliar os gestores de TI, neste processo de transformação, sempre levando inovação ao mercado sabe como quebrar barreiras, evidenciar os benefícios e ter uma TI Estratégica que apoie diretamente o negócio e contribua para sucesso das empresas.

Edivaldo Rocha é CEO da CorpFlex

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa