A UltraCloud fortalece a adoção de cloud computing com uma série de vantagens

  • Compartilhar

*Por Edivaldo Rocha

O movimento de migração das empresas para a nuvem certa está em curso. Cada vez mais, elas buscam as melhores alternativas para investir em cloud computing.

De acordo com um estudo da Intel, estima-se que, em 2020, esse processo de transição para deverá atingir cerca de 94% das organizações globais.

Isso quer dizer que em pouco tempo a multicloud deve se destacar como uma das estratégias centrais da área de computação das grandes empresas. E os motivos para apostar nessa modalidade são vários.

Segundo relatório produzido pela SolarWinds, em 2017, foi registrado um forte crescimento da migração de aplicativos críticos para o modelo de cloud computing no Brasil. Na visão dos executivos entrevistados, dentre as razões que levam à decisão de migrar para a nuvem, destacam-se algumas. São elas:

  1. maior potencial de retorno sobre investimentos,
  2. economia de recursos financeiros;
  3. escalabilidade e flexibilidade.

Esta última característica, especialmente, permite à empresa aumentar ou reduzir os recursos de acordo com a demanda.

Além desses requisitos, vale lembrar que, em um contexto altamente competitivo, é mais seguro ter mais de um tipo de nuvem. Isso mesmo! Quando a empresa prioriza a multicloud ela ganha muito mais assertividade e garante resultados melhores do que os esperados inicialmente.

Afinal, somente ao compreender como cada modalidade de cloud funciona, incorporando-as a uma estratégia, é possível inferir qual delas é mais aderente à realidade da organização.  

Quer entender porque pensar em multicloud é fundamental? Então, confira, a seguir, informações valiosas que irão ampliar sua visão sobre o sentido real de estar na nuvem certa.

Estar na cloud computing beneficia (e muito!) a organização  

Qual a melhor definição para nuvem?

Muitas empresas vêm focando seus esforços no movimento de migração para a cloud. Mas, nem todas conhecem o potencial dos recursos disponíveis. É possível fazer mais do que você imagina com as ferramentas certas.

A cloud computing transformou o modo como as empresas e as pessoas consomem a tecnologia por três motivos:

  • Dispensam esforço da equipe para gerenciar ou dar manutenção em hardware.
  • A nuvem é infinita em tamanho, de tal modo que você não precisa se preocupar em ficar sem capacidade.
  • Aplicações e serviços em cloud são acessíveis em qualquer lugar: basta ter um dispositivo conectado à internet.

As empresas usam três métodos diferentes para implantar recursos de cloud:

  1. Cloud pública:  a nuvem pública é uma infraestrutura de nuvem compartilhada que é pertencente a, mantida e gerenciada por um provedor de nuvem como Amazon Web Services ou Microsoft Azure. Os principais benefícios da nuvem pública são: capacidade de expansão sob demanda e preços com pagamento conforme o uso.;
  2. Cloud privada: este tipo de nuvem funciona por trás de um firewall na intranet de uma empresa, sendo hospedada em um data center dedicado a tal organização. A infraestrutura de nuvem privada pode ser configurada e gerenciada de acordo com as necessidades individuais de uma empresa.
  3. Esse modelo ainda pode ser dividido em outros dois formatos: cloud privada interna (Edge Cloud) e a cloud privada externa (Private Cloud).
  4. Cloud híbrida: como o próprio nome sugere, o modelo de nuvem híbrida permite às empresas utilizar tanto soluções de nuvem pública quanto privada. Com a nuvem híbrida, as organizações podem tirar proveito dos pontos fortes de cada modelo de nuvem, de modo a permitir flexibilidade e capacidade de expansão, além de proteger as operações e os dados confidenciais.

Neste contexto, a multicloud, que consiste na utilização de duas ou mais estruturas de cloud computing, traz ainda mais possibilidades para as empresas. Afinal, garante a ampliação da capacidade computacional, com uma série de outros benefícios agregados, como: Redução dos custos, maior visibilidade do seu ambiente, maior performance das suas aplicações e segurança dos seus dados.

Se Interessou?

Entre em contato com um dos nossos especialistas! Clique aqui ou ligue agora para (11) 3195-6500.

*Edivaldo Rocha é CEO da CorpFlex

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa