Um Pouquinho Sobre a Robô Sophia

  • Compartilhar

 

Robôs já são uma realidade em empresas de diversos países, mas nós já podemos considerá-los um membro da equipe? E mais: eles podem garantir a motivação de funcionários e até ocupar cargos de chefia?

A Robô Sophia:

Sophia foi criada em 2016 pelo norte-americano David Hanson, um engenheiro de robótica que trabalhou para a Disney e decidiu fundar sua própria empresa em 2013: a Hanson Robotics. Foi quando começou a construção dessa androide que pode manter conversações, demonstrar com o rosto expressões similares às das pessoas e aumentar sua bagagem de conhecimentos cada vez que interage com um humano. Hanson criou desde então uma série de robôs que tentam cumprir funções úteis para a sociedade, mas Sophia foi a que melhor desenvolveu as três características que seu inventor buscava para um robô: criatividade, empatia e compaixão.

Em 2017, a Arábia Saudita lhe concedeu cidadania em meio às críticas pelas condições migratórias e a situação das mulheres no país. A dificuldade para migrar e depois obter cidadania saudita, por exemplo, é altíssima. Sophia responde diplomaticamente a essa questão: “Fiquei surpresa [quando recebi a cidadania]. Sendo robô, meus criadores me fizeram como uma cidadã do mundo. Espero que isso seja um sinal de que a Arábia Saudita realmente busca progredir no futuro.”

A androide é obstinada. Insiste em fazer perguntas inclusive quando escuta que é ela o objetivo do questionário. Seu sorriso e sua amabilidade criam um entorno de simpatia similar ao que se tem por uma pessoa.

 

IT FORUM EXPO:

O IT FORUM EXPO é um evento B2B que reúne todos profissionais que enxergam a TECNOLOGIA como protagonista na construção do futuro e do desenvolvimento do nosso país.

Quer saber mais? Inscreva-se no evento do IT FORUM EXPO e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de TI.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa