Virtualização, Cloud Computing impulsionam mercado de software, afirma IDC

  • Compartilhar

Fonte: Computerworld

O mercado global de software saltou 4,7% no primeiro semestre deste ano, movimentando 167 milhões de dólares, segundo a consultoria IDC. Tecnologias de Customer Relationship Management (CRM), virtualização, cloud computing e colaboração são as de crescimento mais rápido.

Dificuldades econômicas na Europa Ocidental desaceleram o setor, mas as vendas de software nos Estados Unidos, América Latina, Rússia, China e outras regiões apresentaram expansão, de acordo com a IDC. “Aplicações foi o segmento que mais cresceu no geral, com aumento de 5,1%, em grande parte impulsionado pela colaboração e software de CRM”, afirma.A categoria aplicativos de colaboração, software de colaboração em equipe e tecnologias sociais “destacam-se com fortes taxas de crescimento ao longo dos últimos dois anos”, afirma a IDC. A participação de mercado de soluções sociais obtiveram expansão de 3% em 2008 para 11% neste ano. Aplicativos de colaboração de equipes de vendas saltaram 15% no primeiro semestre de 2012, de acordo com o relatório.

Três das quatro subcategorias do mercado de CRM registraram expansão de dois dígitos neste ano, com aplicações de contact center vendo um aumento de um dígito, segundo a IDC. Atendimento ao cliente, vendas e marketing tiveram incremento de cerca de 12% do total.

Em infraestrutura, softwares de virtualização de máquinas e cloud computing cresceram 17,8% no primeiro semestre deste ano. Tem impulsionado esse mercado, afirma a IDC, a competição entre Red Hat, Microsoft e o surgimento de soluções de código aberto, como o OpenStack.

“Apesar dos ganhos nessas categorias de software, este ano marca o início de um período de crescimento mais conservador com ganhos na casa de um dígito, um pouco abaixo do observado em 2010 e 2011”, detalha a IDC em comunicado.

Comentários

  • Compartilhar

Posts Relacionados

Quem já está na nuvem certa